Esta Cartilha de Formação sobre o Plano Diretor Estratégico de 2002, foi concebida, em sua primeira versão, para apoiar o “Mutirão de formação sobre o Plano Diretor para lideranças populares”, realizado na Câmara Municipal por iniciativa do gabinete de vereador Nabil Bonduki, em colaboração com a União dos Movimentos de Moradia, o Instituto Pólis e o gabinete do vereador José Laurindo.
Tratou-se de um esforço que foi realizado para divulgar, de modo didático, o Plano Diretor Estratégico de São Paulo, Lei nº 13.430 de 13 de setembro de 2002, junto a diferentes setores da sociedade, na perspectiva de torná-los parceiros na sua implementação, assim como prepará-los para participar da elaboração dos Planos Regionais, da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, mais conhecida por zoneamento, e do Plano de Habitação, instrumentos que foram previstos pelo PDE como leis complementares que integram o Sistema Municipal de Planejamento. 
Esta cartilha surgiu da necessidade dos movimentos de moradia, que participaram dos debates e da pactuação para a elaboração do PDE que fizeram parte da Frente Popular pelo Plano Diretor – que reuniu também urbanistas, assessorias técnicas, laboratórios da universidade e institutos de pesquisa. 
Por ter sido originado de um processo de formação para lideranças do movimento de moradia, a publicação trata com mais ênfase os aspectos relacionados com a política habitacional, no âmbito da política de desenvolvimento urbano, mas aborda inúmeros aspectos do PDE tornando-se um manual útil para todos os públicos, sem esgotar todos os aspectos da lei. 
A cartilha é um dos passos para democratizar o acesso ao conhecimento do Plano Diretor Estratégico (PDE) e foi pensada para um processo que só tem sentido se for multiplicado e ampliado. Serve como material de consulta, para ser reproduzida ou para embasar novas cartilhas, maiores ou menores, conforme as necessidades e demandas de cada grupo.