A história mostra que inúmeros autogolpes que geraram regimes autoritários foram justificados por supostas tentativas de golpes

Folha de S.Paulo, 20 de abril de 2020

Bolsonaro busca um pretexto para dar um autogolpe?

Inúmeros autogolpes, como Hitler em 1933 e Getúlio Vargas em 1937, que geraram sregimes autoritários, foram justificados por supostas tentativas de remover os governantes.

Ontem, enquanto carreatas o apoiavam, Bolsonaro afrontou a democracia em uma manifestação e incentivou insensatas aglomerações. Provocou a “velha política”, entendida como o Congresso, os governadores e o STF, e conclamou o povo a lutar por um novo Brasil.

Parece querer provocar uma reação, para golpear a democracia. Cometeu vários crimes de responsabilidade e é forte na sociedade o sentimento do “Fora Bolsonaro”.

Mas um processo de impeachment mal articulado pode servir de pretexto para uma aventura autoritária. Pesquisa de 17/4 mostrou que 52% dos brasileiros acreditam que ele tem capacidade de liderar o país e ele tem a apoio da base das forças de segurança.

Vivemos um impasse, onde nem o presidente nem os que a ele se opõem têm força suficiente para se impor. Nesse conflito, estamos no nevoeiro, sem uma coordenação nacional para enfrentar a crise sanitária e econômica.

Mais do que nunca uma frente ampla democrática é essencial para o país se contrapor a qualquer tentativa autoritária e articular alternativas para enfrentar a crise que vivemos.

Para acessar a coluna completa, clique aqui.