Governo estadual e prefeitura obedecem diretriz correta, mas cometem erros em série e não conseguem estruturar estratégia
Folha de S.Paulo, 11 de maio de 2020
Cansei de escrever sobre a irresponsabilidade de Bolsonaro, que frente à 11 mil mortos e sobre um jet ski diz: “O que posso fazer?”.
Bruno Covas e Doria têm sido responsáveis e obedecem as recomendações da ciência. Mas na estratégia contra o Covid 19 têm cometido inúmeros erros.
O isolamento físico funcionou para conter o vírus nos bairros de classe média e alta. Mas eles parecem desconhecer a diversidade sócio territorial da cidade e não conseguiram ter uma estratégia para as áreas e população vulneráveis.
Nada fizeram para conter a expansão da pandemia para a periferia e outras cidades do Estado. Reduziram a frota de transporte coletivo mantendo a superlotação que colabora com a transmissão. Nada fizeram para prevenir a população em situação de rua, que hoje alcança o índice de uma morte para cada mil pessoas.
Precisamos de uma estratégia específica para cada cidade do Estado e área da região metropolitana enfrentar o coronavirus, com participação da sociedade. Precisamos de wi-fi nas comunidades carentes. Precisamos reduzir a densidade das moradias, garantindo alternativas habitacionais para as famílias que dividem os domicílios. Precisamos ter um programa específico para a população em situação de rua.
Para acessar a coluna completa, clique aqui.