É o candidato de Bolsonaro, receba ou não o seu apoio explícito, e não pode ser menosprezado
Folha de S.Paulo, 21 de outubro de 2020
A pesquisa do Ibope sobre as eleições paulistanas mostra o risco da vitória de Russomanno, que é apoiado pelo presidente Bolsonaro. Ele é do Republicanos, partido da Igreja Universal e do prefeito do Rio, Marcelo Crivella.
Russomano alcança altos índices entre os evangélicos, nos setores conservadores e na população de baixa renda e escolaridade. O cenário de 2020 não é mesmo das eleições passadas e ele não pode ser menosprezado como um cavalo paraguaio.
A eventual eleição de Russomano pode levar SP a um cenário próximo ao do Rio de Janeiro, com as milícias, igrejas e a corrupção tendo forte influência na política e nas eleições.
O quadro eleitoral no campo da esquerda, revelado pela pesquisa, também aproxima SP do RJ. Boulos está bem situado na classe média progressista e é fraco na baixa renda, como o PSOL carioca. Tatto ainda patina, mas o grande enigma da eleição é se o apoio de Lula garantirá um crescimento do candidato petista no setor popular.
Como Covas também tem dificuldades nesse segmento, se a esquerda não ocupar o espaço que tradicionalmente ocupa nas faixas de menor escolaridade e renda, o espaço estará aberto para a vitória da extrema direita em São Paulo.
Para acessar a coluna completa, clique aqui.