Nabil Bonduki https://institucional.nabilbonduki.com.br/ Arquiteto, urbanista, professor universitário Wed, 14 Aug 2024 18:32:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.6.1 https://institucional.nabilbonduki.com.br/wp-content/uploads/2020/10/cropped-favicon-32x32.png Nabil Bonduki https://institucional.nabilbonduki.com.br/ 32 32 Emergência climática requer medidas drásticas para mudar a gestão das cidades https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/08/15/emergencia-climatica-requer-medidas-drasticas-para-mudar-a-gestao-das-cidades/ Sun, 15 Aug 2021 16:29:17 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=650 O relatório do IPCC é um alerta definitivo sobre o papel antrópico na emergência climática Folha de S.Paulo, 15 de agosto de 2021. O Relatorio do IPCC sobre a emergência climática é contundente. Inequivocamente, a ação humana é responsável pela elevação de 1,09oC na temperatura média da terra desde o […]

O post Emergência climática requer medidas drásticas para mudar a gestão das cidades apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
O relatório do IPCC é um alerta definitivo sobre o papel antrópico na emergência climática

Folha de S.Paulo, 15 de agosto de 2021.

O Relatorio do IPCC sobre a emergência climática é contundente. Inequivocamente, a ação humana é responsável pela elevação de 1,09oC na temperatura média da terra desde o seculo XIX. Os efeitos estão aí, com a maior seca em 91 anos no Sudeste brasileiro, inundações recordes na Alemanha e China, incendios florestais na Siberia e ondas de frio no sul do Brasil e de calor no Canadá. Tudo isso simultaneamente. O nivel do mar está se elevando 3,7mm ao ano, contra 1,35mm no século passado. Nesse ritmo, em 2.100, metade das praias do mundo desaparecerão e cidades costeiras serão inundadas. Regiões de produção de graos, como o Centro-Oeste, vão se desertificar. Mas a ficha ainda não caiu para a maioria das pessoas, mesmo as que pensam não serem negacionistas.

Medida drasticas precisam ser adotadas para zerar a emissão de gases de efeito estufa, sob risco do planeta se tornar, gradativamente, um ambiente cada vez mais inabitável para o ser humano.

Enfrentar esse desafio nas cidades é urgente. Nesta coluna, Nabil destaca dez medidas urbanas que precisam ser adotadas com radicalidade para enfrentar o desafio da emergência climática. Para acessá-la completa, clique aqui.

O post Emergência climática requer medidas drásticas para mudar a gestão das cidades apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Ao vetar a lei contra os despejos, Bolsonaro se igualou a Doria na crueldade com os sem teto https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/08/08/ao-vetar-a-lei-contra-os-despejos-bolsonaro-se-igualou-a-doria-na-crueldade-com-os-sem-teto/ Sun, 08 Aug 2021 15:48:00 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=648 Sanitaristas consideram o problema habitacional um dos fatores mais importante para prevenir doenças infecciosas transmitidas pelo ar Folha de S.Paulo, 8 de agosto de 2021. A ausência de uma ação emergencial dos governos para enfrentar o problema da moradia durante a pandemia é escandalosa. Os inquilinos de baixa renda foram […]

O post Ao vetar a lei contra os despejos, Bolsonaro se igualou a Doria na crueldade com os sem teto apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Sanitaristas consideram o problema habitacional um dos fatores mais importante para prevenir doenças infecciosas transmitidas pelo ar

Folha de S.Paulo, 8 de agosto de 2021.

A ausência de uma ação emergencial dos governos para enfrentar o problema da moradia durante a pandemia é escandalosa. Os inquilinos de baixa renda foram os que mais sofreram com a perda de renda provocada pelo isolamento social. S

em políticas públicas, a alternativa para os despejados da quarentena foi engrossar as novas ocupações de terra na periferia ou morar nas ruas das áreas centrais. Nas praças e calçadas de São Paulo, os novos moradores em situação de rua são famílias, com criancas, que ainda carregam móveis, utensílios domésticos, malas e brinquedos, que aos poucos vão se perdendo.

Os vetos de Bolsonaro e Doria às leis, tardiamente aprovadas, que suspendiam temporariamente os despejos foi o ponto final da crueldade desses governantes às que ficaram sem teto. Para ler este artigo completo, clique aqui.

O post Ao vetar a lei contra os despejos, Bolsonaro se igualou a Doria na crueldade com os sem teto apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
A batalha das estátuas e o abandono da Cinemateca https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/08/02/a-batalha-das-estatuas-e-o-abandono-da-cinemateca/ Mon, 02 Aug 2021 15:33:00 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=646 Fogo marca novo capítulo da guerra cultural brasileira Folha de S.Paulo, 2 de agosto de 2021. A extrema direita fez da guerra cultural um instrumento para combater o pensamento critico e o campo anti-hegemonico, que ela chama de esquerda. Para ela, interessa destruir o patrimônio cultural brasileiro, no sentido amplo […]

O post A batalha das estátuas e o abandono da Cinemateca apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Fogo marca novo capítulo da guerra cultural brasileira

Folha de S.Paulo, 2 de agosto de 2021.

A extrema direita fez da guerra cultural um instrumento para combater o pensamento critico e o campo anti-hegemonico, que ela chama de esquerda. Para ela, interessa destruir o patrimônio cultural brasileiro, no sentido amplo da palavra, e gerar conflitos sem aprofundar e qualificar o debate. O abandono da Cinemateca, um dos fatores que provocou o incendio no acervo da Vila Leopoldina, faz parte da visão bolsonarista que nega a importância da cultura brasileira e não se importa com sua destruição. Também é conveniente a esses grupos uma batalha de estátuas sem que exista um espaço institucional de decisão que canalise o debate sobre o que fazer com monumentos de personagens que desrespeitam os direitos humanos.

A Secretaria Municipal de Cultura tem uma Comissão que tem a atribuição de decidir se um monumento deve ser removido, restaurado ou instalado. Isso pode ser feito em um processo democrático de decisão, pactuado com a sociedade. Ao invés de restaurar o Borba Gato, a prefeitura deveria abrir o debate publico sobre o que fazer com ele. Senão vai sobrar somente mais uma batalha da “guerra cultural”, (você derruba a minha, eu destruo a sua) que só interessa a quem não aceita a democracia.

Para ler esta coluna completa, clique aqui.

O post A batalha das estátuas e o abandono da Cinemateca apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Fogo na estátua chama a atenção para os novos Borba Gatos que atacam os indígenas https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/07/25/fogo-na-estatua-chama-a-atencao-para-os-novos-borba-gatos-que-atacam-os-indigenas/ Sun, 25 Jul 2021 15:17:00 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=644 Quando o Estado se ausenta em um tema importante, setores da sociedade agem com as próprias mãos Folha de S.Paulo, 25 de julho de 2021. O Borba Gato em chamas gerou grande polêmica e polarização. Eladecorre da falta de debates e iniciativas do poder publico em rever a farsa histórica […]

O post Fogo na estátua chama a atenção para os novos Borba Gatos que atacam os indígenas apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Quando o Estado se ausenta em um tema importante, setores da sociedade agem com as próprias mãos

Folha de S.Paulo, 25 de julho de 2021.

O Borba Gato em chamas gerou grande polêmica e polarização. Ela
decorre da falta de debates e iniciativas do poder publico em rever a farsa histórica que exalta os bandeirantes, que escravizaram e mataram indígenas. Não é apenas uma questão de revisão histórica, mas um tema atual.

Os indígenas estão sofrendo ataques de novos “bandeirantes”, com projetos de leis que retiram seus direitos constitucionais e com a política do governo federal que estimula a invasão das terras indígenas por garimpeiros, desmatadores e grileiros, gerando devastação ambiental.

Incendiar monumentos com as próprias mãos dá visibilidade para o tema, mas não é o caminho para rever a história que, para ser estrutural e duradoura, precisa ser fruto de debates democráticos. Para ler esta coluna completa, clique aqui.

O post Fogo na estátua chama a atenção para os novos Borba Gatos que atacam os indígenas apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Crimes ambientais de Bolsonaro são mais duradouros do que os praticados contra a saúde https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/07/18/crimes-ambientais-de-bolsonaro-sao-mais-duradouros-do-que-os-praticados-contra-a-saude/ Sun, 18 Jul 2021 15:08:00 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=642 Para onde se olha, vê-se desmonte da gestão pública Folha de S.Paulo, 18 de julho de 2021. É urgente a Câmara Federal instalar a CPI do desmatamento para investigar os crimes ambientais do governo Bolsonaro. Seus efeitos – secas, inundações, deslocamentos forçados, fome e mortes em todo o planeta – […]

O post Crimes ambientais de Bolsonaro são mais duradouros do que os praticados contra a saúde apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Para onde se olha, vê-se desmonte da gestão pública

Folha de S.Paulo, 18 de julho de 2021.

É urgente a Câmara Federal instalar a CPI do desmatamento para investigar os crimes ambientais do governo Bolsonaro. Seus efeitos – secas, inundações, deslocamentos forçados, fome e mortes em todo o planeta – serão mais duradouros e nefastos, a médio prazo, que o dramo vivido na pandemia. As inéditas tempestades na Alemanha e a seca que provoca a crise de energia no sudeste são manifestações, entre tantas outras, dos efeitos climáticos extremos.

Clique aqui para ver os inúmeros crimes ambientais praticados em série pelo ex-ministro Sales, com o respaldo de Bolsonaro. É necessário dar visibilidade ao tema para evitar uma tragédia ainda maior ocorra no próximo período de seca. Assim como fez na CPI da Covid, Supremo precisa intervir e forçar a instalação da CPI da Boiada.

O post Crimes ambientais de Bolsonaro são mais duradouros do que os praticados contra a saúde apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Requalifica Centro: um bom projeto que Ricardo Nunes e Milton Leite querem transformar em boiada https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/07/11/requalifica-centro-um-bom-projeto-que-ricardo-nunes-e-milton-leite-querem-transformar-em-boiada/ Sun, 11 Jul 2021 14:23:09 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=640 Programa pretende facilitar a reabilitação de edifícios antigos no centro histórico de São Paulo Folha de S.Paulo, 11 de julho de 2021. Facilitar o retrofit de edifícios obsoletos e ociosos, transformando-os em habitação, é uma proposta quase consensual. Prevista no Plano Diretor, a prefeitura levou inacreditáveis sete anos para formular […]

O post Requalifica Centro: um bom projeto que Ricardo Nunes e Milton Leite querem transformar em boiada apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Programa pretende facilitar a reabilitação de edifícios antigos no centro histórico de São Paulo

Folha de S.Paulo, 11 de julho de 2021.

Facilitar o retrofit de edifícios obsoletos e ociosos, transformando-os em habitação, é uma proposta quase consensual. Prevista no Plano Diretor, a prefeitura levou inacreditáveis sete anos para formular uma lei específica com esse conteúdo e, agora, quer aprová-la em apenas sete dias, sem debate público.

A lei está no bom caminho, mas tem problemas e precisa ser aperfeiçoada, com participação da sociedade. O prefeito, entretanto, quer aprová-la como uma boiada, “à la Ricardo Salles”. Clique aqui para ver a escandalosa forma como a Câmara aprovou, em 1a votação, o Requalifica Centro apenas um dia após ele ser divulgado.

O post Requalifica Centro: um bom projeto que Ricardo Nunes e Milton Leite querem transformar em boiada apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Onde a cidade deve se adensar e onde deve ser protegida https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/07/04/onde-a-cidade-deve-se-adensar-e-onde-deve-ser-protegida/ Sun, 04 Jul 2021 14:12:00 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=638 SP dispõe de inúmeras áreas ociosas ou subutilizadas que poderiam absorver crescimento Folha de S.Paulo, 4 de julho de 2021. Existem em São Paulo muitas áreas passíveis de adensamento, com diferentes tipologias, não se justificando sua ampliação como pretende setores do mercado imobiliário. Em contrapartida, vilas e trechos da cidade, […]

O post Onde a cidade deve se adensar e onde deve ser protegida apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
SP dispõe de inúmeras áreas ociosas ou subutilizadas que poderiam absorver crescimento

Folha de S.Paulo, 4 de julho de 2021.

Existem em São Paulo muitas áreas passíveis de adensamento, com diferentes tipologias, não se justificando sua ampliação como pretende setores do mercado imobiliário.

Em contrapartida, vilas e trechos da cidade, como a Chácara das Jaboticabeiras, que tem qualidade urbanística e paisagística e intensa sociabilidade, vem sofrendo impactos com uma verticalização dispersa e precisam ser protegidos. Para ler esta coluna completa, clique aqui.

O post Onde a cidade deve se adensar e onde deve ser protegida apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Se ainda existe amor em São Paulo, por que só a Paulista Aberta está fechada? https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/06/28/se-ainda-existe-amor-em-sao-paulo-por-que-so-a-paulista-aberta-esta-fechada/ Mon, 28 Jun 2021 16:27:33 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=635 Comércio e serviços estão funcionando, inclusive academias, cinemas, bares e restaurantes Folha de S.Paulo, 28 de junho de 2021. Shoppings, academias, bares e restaurantes já estão abertos em São Paulo, mas a Paulista continua fechada aos domingos para as pessoas. Não há motivo para isso, pois o risco de transmissão […]

O post Se ainda existe amor em São Paulo, por que só a Paulista Aberta está fechada? apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Comércio e serviços estão funcionando, inclusive academias, cinemas, bares e restaurantes

Folha de S.Paulo, 28 de junho de 2021.

Shoppings, academias, bares e restaurantes já estão abertos em São Paulo, mas a Paulista continua fechada aos domingos para as pessoas. Não há motivo para isso, pois o risco de transmissão em espaços abertos, sem aglomeração e com uso de máscara, é infimo.

Enquanto o Minhocão virou a praia dos paulistanos nos finais de semana, a Paulista Aberta, que tinha se tornado a ágora da cidade está tomada pelos carros nos domingos. Não há razão para isso, fora um retorno da ultrapassada visão de que as ruas são apenas dos automóveis.

Clique aqui para ler porque a prefeitura precisa abrir a Paulista para as pessoas que estão precisando usufruir o espaço livre. Sem aglomeração, claro.

O post Se ainda existe amor em São Paulo, por que só a Paulista Aberta está fechada? apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Adensamento é necessário, mas verticalização em São Paulo precisa ter limites https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/06/21/adensamento-e-necessario-mas-verticalizacao-em-sao-paulo-precisa-ter-limites/ Mon, 21 Jun 2021 20:10:00 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=632 Desrespeito ao Plano Diretor ameaça proposta de uma cidade compacta Folha de S.Paulo, 21 de junho de 2021. Uma cidade mais compacta e adensada pode garantir moradia próxima do trabalho, intercâmbio cultural e acesso à educação, favorecer a mobilidade ativa, reduzindo as emissões e evitar uma exagerada expansão horizontal, preservando […]

O post Adensamento é necessário, mas verticalização em São Paulo precisa ter limites apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Desrespeito ao Plano Diretor ameaça proposta de uma cidade compacta

Folha de S.Paulo, 21 de junho de 2021.

Uma cidade mais compacta e adensada pode garantir moradia próxima do trabalho, intercâmbio cultural e acesso à educação, favorecer a mobilidade ativa, reduzindo as emissões e evitar uma exagerada expansão horizontal, preservando o cinturão verde e a zona rural.


Mas adensamento não é, necessariamente, resultado de uma verticalização sem limites. Uma cidade compacta e com qualidade urbana pode ser resultado da ocupação de terrenos e glebas ociosas ou subutilizadas, combinada com uma maior diversidade tipológica: áreas verticalizadas junto ao transporte coletivo, prédios mais baixos nos miolos e bairros residenciais de casas e sobrados, com parques e espaços livres bem distribuídos em todas as regiões, como propõe o Plano Diretor de São Paulo.

Nesta coluna, Nabil defende uma cidade compacta com limites ao processo de verticalização. Vejam o artigo completo ao clicar aqui.

O post Adensamento é necessário, mas verticalização em São Paulo precisa ter limites apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Queridinha de Bolsonaro, a motocicleta é o modal que mais cresceu, mais mata e mais polui no Brasil https://institucional.nabilbonduki.com.br/2021/06/13/queridinha-de-bolsonaro-a-motocicleta-e-o-modal-que-mais-cresceu-mais-mata-e-mais-polui-no-brasil/ Sun, 13 Jun 2021 12:05:00 +0000 https://nabilbonduki.com.br/?p=629 Um terço da frota de veículos no país é formado por motos, que correspondem a 74% de todas as indenizações do seguro obrigatório por acidentes e mortes Folha de S.Paulo, 13 de junho de 2021. Na ridícula motociata que promoveu, Bolsonaro mostrou que, além de desestimular a prevenção contra a […]

O post Queridinha de Bolsonaro, a motocicleta é o modal que mais cresceu, mais mata e mais polui no Brasil apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>
Um terço da frota de veículos no país é formado por motos, que correspondem a 74% de todas as indenizações do seguro obrigatório por acidentes e mortes

Folha de S.Paulo, 13 de junho de 2021.

Na ridícula motociata que promoveu, Bolsonaro mostrou que, além de desestimular a prevenção contra a Covid, também desconsidera a questão de segurança no trânsito.

Usou moto sem placa e um capacete proibido. Flerta novamente com a morte pois a mortandade no trânsito no Brasil pode ser comparada com uma guerra: em dez anos, 200 mil mortes e 2 milhões de inválidos. Com um terço da frota de veículos, os acidentes com moto representam 74% das indenizações do DPVAT.

Ao invés de motociatas, o Brasil precisa de políticas públicas para dar mais segurança e combater a poluição gerada pelas motos. Uma moto emite cinco vezes poluentes que um carro. Em dez anos, dobrou o número de motos, que é o modal que mais mata e polui no Brasil.

Para acessar a coluna completa, clique aqui.

O post Queridinha de Bolsonaro, a motocicleta é o modal que mais cresceu, mais mata e mais polui no Brasil apareceu primeiro em Nabil Bonduki.

]]>